quarta-feira, 16 de maio de 2012

Própria incompreensão

"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro" [Clarice Lispector]

E ela não era domável, nunca foi e nunca será! Não possuía uma fácil compreensão de si, na realidade não obtinha compreensão alguma. Não era igual aos outros, tinha hábitos incomuns e modos diferentes, guardava surpresas para cada situação.
Ela não existia na razão, não gostava das complicações da vida justamente por já ser complicada o suficiente. Sempre foi constituída de atitudes e ações que muitas vezes só faziam sentido para si mesma. Era uma ótima menina, uma bela moça, inteligente mulher que tinha uma base sólida de amor, mas que também era fúria, revolta, chateação, desejos que desconhecia, medos absurdos e conflitos de vontades e opiniões! Ela era um enigma! Um mistério sem resposta, talvez!
 As pessoas achavam que a conheciam e que suas atitudes tinham o objetivo de chamar atenção, mas ela pouco ligava para a tal da atenção, via graça mesmo em como sua mente desenvolvia tantas ideias de uma unica vez e se desconectava de todo o mundo. Mas se ela via graça em se desligar da realidade, encontrava mais ainda quando se transformava em fogo lento de pura maldade que incendeia um comodo e quando se nota já destruiu toda a construção. 
Mudava de opinião constantemente e tinha afeição pelos erros. Não que ela soubesse quando estava errada, contudo em todas as chances que teve que tentar corrigi-los acabava por errar novamente e acabava por rir, afinal não poderia chorar a cada vez que desse um mau passo.Mas não a levem a mal também era dona de um coração imenso e amava em segredo, tinha inúmeras virtudes que venciam todos os erros. Sabia sim dar carinho, atenção, ser boa... do seu modo torto e risonho quem sabe até mesmo um riso cruel, ela não era má apenas vivia de um jeito livre de sentenças, livre do certo ou errado... vivia livre de si mesma! Deixava sentir quando sentimento viesse e não seguia rotulagens.
Se em cinquenta segundos podia destruir o mundo, em um minuto ela conseguia arrumar tudo que havia destruído e ainda  fazer melhor.
Ela era incompreendida por si e pelo tudo e justamente por isso era feliz, porque não é necessário compreender o mundo ou a si mesmo para que a felicidade seja alcançada! É preciso apenas viver de portas abertas para o que a vida pode oferecer!

27 comentários:

  1. -Ela era incompreendida por si e pelo tudo e justamente por isso era feliz...Belo, intensamente filosófica sua definição, o texto todo tem uma ótima desenvoltura, está lincado do inicio ao fim, gosto muiiiito do seu estilo, da sua maneira delicada de desenvolver aquilo a que se propõe, outro mimo, _ E ela não era domável, nunca foi e nunca será...Guria, te adoro, estou viciado com suas mimosidades, pra vc bela poetiza bjos, bjos, bjosssssssss

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de texto Moni,
    o jeito como as ideias se encaixam, como tudo passa a fazer sentido a cada nova linha, como as palavras conseguem expressar de verdade.

    "porque não é necessário compreender o mundo ou a si mesmo para que a felicidade seja alcançada! É preciso apenas viver de portas abertas para o que a vida pode oferecer! "

    Arrasou Moni ;)

    Beijo

    Além das Palavras - umpoucodemimsm.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. PArabéns pelo blog... lindoo!!! Vivo passando por aqui!
    Adorei a visita ao meu blog e seja sempre mto bem vinda :)
    Beijos
    aartedeselancar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que já visitava o blog!
      Muito obrigada pelo carinho
      Um beijo

      Excluir
  4. oi flor,tudo bem?
    amei esse texto simplesmente perfeito, você escreve muito bem viu :)
    amei sua visita no LM volte sempre que quiser
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olaaaa !!! vim rapidim ver o seu blogue que aliás estão muito bonito como sempre e te desejar tudo de bom pra sua vida.Grande beijo.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado pelas palavras. Foi uma surpresa muito boa ler as suas palavras, estas palavras repletas de sentimento e de uma clareza muito boa. Continue a escrever assim tão bem. Um Beijo :)*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido!
      Fico muito feliz que tenha gosta do texto e se surpreendido!
      Beijo

      Excluir
  7. Perfeito, demais, beijos.

    http://fasesdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. To lendo os seus textos e a amando. Me identifiquei. Super obrigada por ter passado lá no blog. Já estou seguindo aqui.

    Mil Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  9. Oi, Flor..

    Eu admiro quem sabe expressar em papéis opiniões e conceitos sobre si.

    Lindo post, como todos os outros.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  10. Que lindeza Moni!
    Nossa, me identifiquei muito com essa menina.
    "Ela não existia na razão, não gostava das complicações da vida justamente por já ser complicada o suficiente."
    Me vi muuuito em seu texto. Gostei imenso.
    bjs flor;*

    ResponderExcluir
  11. que lindo o texto!! E nessa hora que a gente vê isso a gente passa a ser feliz e com menos pesos sobre as costas !! *-*

    help-adolecentro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adorei a postagem e principalmente esse trecho: "Ela era incompreendida por si e pelo tudo e justamente por isso era feliz, porque não é necessário compreender o mundo ou a si mesmo para que a felicidade seja alcançada! É preciso apenas viver de portas abertas para o que a vida pode oferecer! "
    Já seguindo o blog!!!!
    Convido-a para seguir:
    eternamente-princesa.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Taí, um texto que é a minha cara e que super me identifiquei. Nunca desejei agradar a todo mundo e das coisas que eu gosto, infelizmente muitas pessoas não compreendem! Estive afastada, mas estou voltando cheia de histórias e novidades. Volte sempre flor, grandes beijos <3

    ResponderExcluir
  14. é tão passear aqui na harmonia dos seus escritos, venho á fonte e bebo desta beleza, volte amiga, vc esqueceu de ensinar-me a não te gostar, venha dxar seu aroma delicioso, seu néctar de bom gosto, pra vc amiga poetiza bjos, bjos e bjossssssssss

    ResponderExcluir
  15. Obrigada a todos que passam por aqui! A presença e participação de vocês são muito importante pra mim!

    ResponderExcluir
  16. Moniiiii ..

    Que feliz fico quando vejo você
    no Ócio das letras, obrigado!!
    Aqui sempre lindo. Saudades ..
    Belo fim de semana pra você.

    Beijos. Dan

    ResponderExcluir
  17. Passando para agradecer a sua visita. Eu já sigo o seu blog. Adoro os seus textos. Concordo com o seu texto. A felicidade não está na expectativa, nas explicações ou nas compreensões. A felicidade está no ato de viver. A vida é tão maravilhosa para a gente ficar perdendo tempo tentando explicá-la. Ela tem tantas coisas para nos oferecer. Vamos viver. É nesse viver que vamos nos encontrar com a tal felicidade.
    Beijinhos e um ótimo domingo para você.

    ResponderExcluir
  18. obrigada pelo carinho no meu blog
    tenha uma otima semana

    beijos

    lindas palavras

    http://www.metirademim.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Moni,
    Muito belo e expressivo o texto! As vezes é dificil colocar em palavras o quê sentimos, mas têm momentos que estamos em sintomia com nós mesmos que as palavras fluem com tamanha facilidade que encontramos nossa história nas linhas que escrevemos.
    Fiquei muito feliz me tê-la como leitora de meu humilde espaço, obrigado amiga Moni!
    Fraternalmente,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  20. Bah, desculpa Moni, não tinha achado o Gadget de seguidores :( .....agora achei:)
    Abç!!!!

    Leandro

    ResponderExcluir
  21. Oi, amiga linda...

    Desculpe-me pelo sumiço, realmente foram milhares de compromissos que me afastaram por uns dias do blog e dos meus contatos. Tenho que cuidar melhor do tempo...!

    Que encanto voltar a te visitar e ler suas palavras maduras... Gostei do texto, tem atitude e mostra realmente uma personalidade: "Se em cinquenta segundos podia destruir o mundo, em um minuto ela conseguia arrumar tudo que havia destruído e ainda fazer melhor."

    Espero te encontrar bem e feliz!!!
    Tb tava c/ saudade...
    Ahhh, fiz um facebook... se tiver, me procure (Mara Melinni).

    Bjão e um lindo dia!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mara amiga linda*-*
      que saudade imensa que eu estava de vc! Adoro quando vc se desloca do seu blog para vir ver o meu^^
      Já de add no face rsrsrsrs
      Um beijo enorme!!

      Excluir
  22. Todos nós deveríamos sermos assim, livre, leve e soltos. Livre de qualquer regra, e empecilhos, mas dai me pergunto, como podemos sermos livre, se estamos fadados as regras, as limitações, afinal vivemos em meio á uma sociedade, muito preconceituosa! Como podemos sermos livres, em meio á uma sociedade medíocre? Lindo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso dessa forma também Bruna, a sociedade não aceita inovação! Regula qualquer novo conceito e ainda por cima discrimina quem tenta melhorar o que está ruim! Mas acho que há pessoas no mundo que gostam de ir contra esses preconceitos da sociedade e lutam pelo o que acreditam independente do que os outros irão pensar e é isso que vale a pena!
      Um beijo pra vc, flor!!

      Excluir
  23. Moni! Que texto mais lindo e sobretudo muito maduro e profundo.... Minha amiga, você é uma adolescente com muita maturidade! Parabéns! Muito obrigada pela visita ao níver do blog! Significou muito pra mim..... Que o amor renovador e a Paz de Jesus Cristo habitem nossos corações sempre! Desculpe se não consigo visitar mais frequentemente.... Mas vou saltitando de blog em blog e, entre um e outro, daqui a pouco tô chegando aí..... Nova postagem dia 10 de agosto, sexta-feira!
    Uma iluminada semana! Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir